Tema de Redação: Quais os impactos das mudanças climáticas?

As mudanças climáticas são as alterações causadas nos padrões mundiais de clima e temperatura. Essas transformações podem ser naturais ou por meio da ação do homem. Desde 1800, a atividade antrópica é a principal fomentadora das mudanças climáticas, especialmente devido à queima de combustíveis fósseis, como carvão, petróleo e gás. O dióxido de carbono, o metano e o ozônio, por exemplo, são gases de efeito estufa, cuja emissão irregular é decorrente da queima desses combustíveis.

Consequências

O excesso desses gases resulta em uma maior retenção de calor pela atmosfera, aumentando, assim, a temperatura da Terra além do normal. Dito isso, é imperioso ressaltar que as consequências das mudanças climáticas não se restringem ao aumento da temperatura global, mas incluem, entre outras coisas, secas intensas, escassez de água, aumento do nível do mar, inundações e derretimento do gelo polar.

No Brasil

As consequências do desequilíbrio climático podem ser sentidas também no Brasil. A região Sudeste e parte do Nordeste, por exemplo, enfrentam chuvas intensas, que deixam mortes e desabrigados. No Sul, secas históricas provocam o desabastecimento de água em inúmeros municípios.

Em fevereiro de 2022, a cidade de petrópolis, localizada na região serrana do Rio de Janeiro, experimentou um evento extremo de acúmulo de chuvas, causando alagamentos, deslizamentos de terra e enxurradas. Segundo dados da prefeitura, coletados no dia 15 de março de 2022, as tempestades deixaram 233 mortos, quatro desaparecimentos e 685 desabrigados, somados ao prejuízo de R$ 655 milhões.

Estude esse tema completo no Curso Secreto de Redação 2022! Clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
    0
    Seu carrinho